Por Larissa Rocha | @lrssrch.
De origem francesa, a pochette, uma variação do nome Maison Pourchet, fábrica que iniciou a produção das bolsas em grande escala, está de volta com toda essa era nostálgica dos anos 90.
Conhecida em português como pochete, a bolsa de cintura inicialmente criada para atender as “velhas senhoras” francesas, que virou uma tendência e também polêmica entre os noventistas, agora ganha os corações da nova geração.
Nos anos 90, as pochetes, principalmente as de couro, foram vistas como daddy bag, isto é, o pai da década a usava quase como parte do seu corpo – sim, o meu pai por exemplo usa até hoje e não a larga rsrs. Mas o que não foi revelado, é que a bolsa já era acessório das mulheres muito antes. Em meados de 1900, durante a 1ª Guerra Mundial, enquanto os homens estavam na guerra, as mulheres passaram a assumir alguns trabalhos fora de casa. E advinha quem estava lá? A pochete, como parte do uniforme de algumas motoristas de ônibus.
Já nos anos 70, a pequena bolsa que prendia no cinto para guardar moedas, também tendia o aparecimento da pochete revelada nos anos 90.
A pochete já foi considerada um acessório “barango de tiozão” e consequentemente entrou no esquecimento da moda com o surgimento de outras bolsas. Mas eis que quando já não ouvíamos mais falar dela, em 2014, Karl Lagerfeld ressuscitou a bolsa em um desfile da Chanel. E como já sabemos: o que a Chanel faz, o resto acompanha. E aqui estamos novamente convivendo com a pochete! Mas dessa vez, as variações de materiais e construções da bolsa estão com a cara da nova geração, mesmo que ainda role o estilo original.
O streetwear também agiu e as marcas criaram suas variações de pochete com o ar ousado da rua. Assim como as shoulder bag – leia sobre AQUI -, as pochetes trouxeram o que os novos consumidores procuram: praticidade, funcionalidade e estilo.
Ela foi muito bem aceita pela nova geração que também inovou o jeito de usar. Não é só mais na cintura como o “daddy“, mas também adaptaram a pochete como shoulder bag e chest bag. O item inclusive, acabou virando um aliado para os jovens que frequentam festivais pela sua praticidade.
E aí, já tem a sua? Não? Você já pode comprar sua pochete na loja online clicando AQUI ou nas lojas físicas da Nephew em Belo Horizonte ou em São Paulo.
Confira abaixo jeitos de se usar a pochete para se inspirar:
Fotos tiradas do google.
COMMENTS ARE OFF THIS POST